Criado no siteVocê na capa de NOVA ESCOLA.

Família e amigos

domingo, 7 de fevereiro de 2010

QUEM FORMA BONS LEITORES/ESCRITORES?

A família, oferecendo um ambiente onde os materiais de leitura e escrita estão presentes
e dando o exemplo (ou seja, lendo e escrevendo).

A escola, alfabetizando e depois continuando (em todos os níveis de educação) a tratar de leitura e escrita em todas as matérias, e não apenas nas aulas de Língua Portuguesa.

A sociedade, oferecendo um ambiente cultural rico e encorajador, com muitas experiências de letramento, no qual todas as pessoas possam se sentir incluídas.

LER BEM, ESCREVER BEM

Quanto tempo de leitura?

15 minutos por dia é uma boa média para o contato com livros e outros materiais de leitura.

Claro que nada impede, e é até desejável, que esse tempo seja aumentado!

Para os bem pequeninos, é bom deixar os livros ao alcance da mão, para que brinquem,

manuseiem e folheiem. Esse é o primeiro passo para se tornar um leitor.

QUE TIPO DE LEITURA?


É bom praticar
TRÊS tipos de leitura:

• leitura BÁSICA, com ajuda de um adulto ou jovem leitor mais experiente;

• leitura diária individual de ESTUDO, ao fazer as lições de casa e o trabalho escolar;

• leitura escolhida por PRAZER.


Os primeiros professores das crianças são os PAIS.
Quanto mais ricas forem as experiências que eles proporcionarem, melhor será
o repertório infantil para continuar aprendendo.

UM RITUAL DE LEITURA NA ROTINA DA FAMÍLIA

Crie rituais de leitura reservando um tempo e um lugar especiais para curtir histórias sem interrupções.

Aconchego é bom para reforçar a sensação de segurança e eliminar o estresse (que produz um hormônio capaz de bloquear a aprendizagem, segundo os cientistas).

Crie efeitos sonoros para captar a atenção.

Faça conexões entre a palavra falada e a palavra escrita, pois ouvir os sons em palavras é uma habilidade básica essencial para a leitura.

Fale sobre a história, para reforçar a compreensão e a memorização.

Leia de novo, e de novo, e mais uma vez, quando pedirem: a repetição ajuda a reconhecer e a se lembrar das palavras, e também a construir o pensamento seqüencial.

Respeite o ritmo de seus filhos, sem forçá-los a lerem mais do que podem (isso pode esfriar o entusiasmo).

Fonte: Instituto Ecofuturo
www.ecofuturo.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário