Criado no siteVocê na capa de NOVA ESCOLA.

Família e amigos

sexta-feira, 25 de junho de 2010

CAMALEÃO




O camaleão é um tipo exótico de lagarto. A pele do bicho é dura e toda enrugada. A cabeça dele é fininha e chata, parece uma folha. Ele tem as costas serrilhadas, com uma linha de espinhos que acompanha a coluna vertebral até o rabo. Sua cauda é comprida e pode ser enrolada para se pendurar nos galhos das árvores. Além disso, os camaleões têm uma boca reta, que faz com que eles tenham cara de bravo.

Mas o mais incrível sobre esses répteis é que eles mudam de cor. De acordo com o lugar em que estão, eles adquirem uma tonalidade diferente. Se é uma floresta, no meio das árvores, eles se tornam esverdeados. Se eles param para descansar em uma rocha, ficam com a mesma cor da pedra. Os camaleões passam por essa variedade cromática (de cor) para se proteger dos predadores (os bichos que gostam de almoçar camaleões).

Mas quando é a vez de ele ir em busca de alimento, o camaleão não deixa por menos. Ele é chegado em comer insetos e, para acompanhar o vôo dos bichinhos, os olhos do camaleão são capazes de mexer um para cada lado. A língua desse animal é uma excelente arma para caçar mosquitos e gafanhotos. É uma linguona comprida e gosmenta, que ele lança para fora da boca para capturar os insetos em pleno vôo.

No Brasil existe uma espécie de camaleão chamada iguana. O nome científico do bicho é Iguana iguana. Tem gente que tem iguana em casa como um animal doméstico, como se fosse um cachorro ou um gato. Os camaleões moram normalmente na África e no sudoeste da Ásia. O nome "camaleão" vem da palavra grega chamailéon, que quer dizer "leão rasteiro".

Nenhum comentário:

Postar um comentário